Tô pelo mundo!
Textura
Instagram
Facebook

Herval Sampaio recebe título de cidadão natalense nesta quarta-feira (6)


Postado por Soraya | 04/12/2017

O juiz Herval Sampaio Júnior, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, recebe na próxima quarta-feira (6) o título de cidadão natalense pela Câmara Municipal de Natal. O título será entregue em sessão solene, realizada a partir das 8h, na Câmara. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior.

Natural de Fortaleza, no Ceará, o magistrado veio para o Rio Grande do Norte no ano 2000, quando assumiu como juiz na comarca de Areia Branca. Sampaio ainda passou pelas comarcas de Campo Grande e Patu, antes de chegar a Mossoró, onde atua hoje como diretor do Foro municipal. Em Natal, o magistrado atua diretamente com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), desenvolvendo a cultura da conciliação no Estado.

“Recebo esta homenagem como um encargo maior do que aquele que eu já tenho hoje. Se o povo de Natal entende que eu tenho feito um bom trabalho e que mereço ser homenageado com isso, acredito que a única resposta que posso dar é me dedicar ainda mais. Pessoalmente, claro, é um reconhecimento que eu me orgulho muito, mas o significado principal é este, de um encargo que deve ser cumprido”, declarou o magistrado.

Mediação comunitária

Atualmente, além de coordenar a conciliação no 1º Grau, o juiz Herval Sampaio também exerce relevante participação junto à Frente Parlamentar de Mediação Comunitária na Câmara Municipal. De acordo com Sampaio, o trabalho da frente parlamentar visa aproximar o viés de conciliação do Tribunal às comunidades.

“A ideia da mediação comunitária não é uma novidade. A novidade é nos juntarmos ao Legislativo, colocando os vereadores, que são os representantes mais próximos ao povo, como parceiros na identificação de lideranças que possam nos ajudar junto às comunidades”, explicou.

Conciliação

Sobre a conciliação, área na qual milita e desenvolve trabalhos no Judiciário potiguar, o magistrado destacou a importância de levá-la à comunidade. Para Herval Sampaio, diminuir o número de processos judiciais é fundamental para melhorar a qualidade do Judiciário.

“Esta é uma batalha que eu assumi desde que ingressei na magistratura. Estudando o impacto da conciliação e da mediação dentro da minha atividade, desenvolvi trabalhos acadêmicos e profissionalmente. Acredito que a maior batalha que nós temos hoje enquanto gestores processuais é evitar que novos processos cheguem ao Judiciário, e que a população não seja tão dependente do Judiciário para resolver todas as suas questões”, concluiu o magistrado.

Comparilhe nas redes sociais: